IIIº Conversatório sobre Bibliodiversidade pauta Editoras e Bibliotecas Universitárias

Como estão as Editoras e Bibliotecas Universitárias? É possível editar e mediar para outras leituras desde estes dois espaços?




As editoras e bibliotecas universitárias serão pauta do tema do IIIº Conversatório sobre Bibliodiversidade que acontecerá virtualmente nos dias 21, 22 e 23 de abril. O encontro, em sua terceira edição, será transmitido via streaming pelo Canal da Portuário Atelier Editorial no YoyTube, às 16h. O tema escolhido nesta edição emerge de um contexto em que o livro, a leitura e as bibliotecas no círculo universitário também passam por ressignificações “durante/pós pandemia”.

O Conversatório sobre Bibliodiversidade é um espaço multidisciplinar dedicado a promover encontros e oportunizar partilhas de leituras, estudos e experiências desde os distintos lugares de fala e disciplinas que fracionam o ecossistema do livro e suas percepções. Interessa-nos pensar a leitura, escrita, literatura e biblioteca enquanto um campo transdisciplinar. O evento é realizado pela editora colaborativa Portuário Atelier Editorial e mediado por João Vanderlei de Moraes Filho. Dura, aproximadamente, uma hora e vinte, entre apresentação, intervenção dos convidados, diálogos, perguntas e debates.

Na abertura, dia 21, teremos a contribuição de um dos principais nomes do livro e leitura no Brasil, José Castilho Marques Neto, além da pesquisadora do IDES (Argentina), a Professora Dr. Ivana Mihal. Doutora em filosofia e letras, com ênfase em Antropologia (UBA), Ivana é especialista em Gestão Cultural (IDAES-UNSAM. Tem contribuições acadêmicas importantes para o compo da edição e das políticas culturais para o livro e leitura na Argentina. Castilho é Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo/USP, professor aposentado na Universidade Estadual Paulista/UNESP, pesquisador, conferencista, escritor, editor e publisher, gestor público. Dirigiu diversas instituições culturais ligadas ao livro e à formação de leitores: Editora UNESP (27 anos), Biblioteca Pública Mário de Andrade - São Paulo (3 anos), Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (8 anos). Presidiu em vários mandatos a Associação Brasileira e a Associação Latino-americana de Editoras Universitárias - ABEU e EULAC. Escreveu livros e artigos em sua área de atuação. A Lei da PNLE - Política Nacional de Leitura e Escrita do Brasil - é apelidada com seu nome em reconhecimento ao seu trabalho em prol do livro e da formação de leitores. O primeiro dia promete um boa conversa e reflexões necessárias com o encontro de dois especialistas com experiências complementares para um amplo debate.


Dia 22, o segundo dia, a professora Dr. Ivana Lins e bibliotecário Lucídio Lopes são convidades para contribuir na conversa que sempre queda para além das capas dos livros. Lucídio é ex Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf (SIBI/UNIVASF) de 2013 a 2020, Vice Presidente da Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí (ABEPI). Atualmente é responsável pelo Setor de Referência e Informação do SIBI/Univasf. A professora Ivana, é Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia - SIBI/UFBA e doutora em Ciência da Informação, exerceu o cargo de diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (2008 - 2010; 2013 - 2016). Certamente a conversa estará ampliada com a participação do bibliotecário

No dia 23, dia internacional do livro e do direto do autor, convidamos o Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. Gestor público, Zulu é mestre em Cultura e Sociedade pelo IHAC/ UFBa e doutorando em Relações Internacionais, na mesma e querida instituição, UFBa. Foi presidente da Fundação Palmares em um dos momentos mais fecundos das políticas culturais no país, na gestão LULA. É o convidado da Portuário Atelier Editorial para encerrar a terceira edição do Conversatório sobre Bibliodiversidade que durante três dias pautará a centralidade necessária do livro, das leituras e das bibliotecas para o fortalecimento da bibliodiversidade.

Evento Gratuito, inscreva-se por e-mail para ter direito a certificado.


Mais informações:

ZAP +55 75 98224 9502

portuario.atelier.editorial@gmail.com

O quê? III Conversatório sobre Bibliodiversidade

Quando? 21, 22 e 23 de abril

Que horas? 16h / 4pm

Onde? YouTube - Canal da Portuário Atelier Editorial


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo